Papa Francisco é enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia em Roma
- Hora Minuto
- 26 de abr.
- 1 min de leitura

O Papa Francisco foi sepultado neste sábado, 26 de abril de 2025, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme seu desejo expresso em testamento. A cerimônia de sepultamento foi realizada de forma privada, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell e contou com a presença de familiares próximos do pontífice.
Antes do sepultamento, uma missa fúnebre foi celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, reunindo cerca de 250 mil fiéis e líderes de 148 países, incluindo 10 monarcas. O cortejo fúnebre percorreu as ruas de Roma até a basílica, onde o Papa Francisco foi enterrado em uma tumba simples, em terra, com uma lápide de mármore branco de Ligúria, região de origem de seus antepassados italianos. A lápide é gravada apenas com seu nome papal, "Franciscus", e uma reprodução de sua cruz peitoral em prata.
A escolha da Basílica de Santa Maria Maior como local de sepultamento reflete a profunda devoção do Papa Francisco à Virgem Maria, especialmente à imagem da Salus Populi Romani, venerada na capela onde foi enterrado.
Com o falecimento do Papa Francisco, inicia-se o processo para a eleição de seu sucessor, com o conclave dos cardeais previsto para começar em 5 de maio.
Comments